quinta-feira, 5 de abril de 2007

Conclusão



Bihar, um estado do norte Indiano conhecido como o cemitério das missões... jamais posso esquecer os meses de verão que passei lá com as equipes de evangelismo da Operação Mobilização! Nós éramos lançados fora de muitas aldeias e apedrejados pela pregação do Evangelho. Isto foi em 1968. O norte de Bihar, feito de aldeias primitivas com 22 milhões de habitantes, é dito ser uma das mais não alcançadas regiões d mundo. Em 1993, Gospel for Ásia começou um centro de treinamento missionário em Ranchi, Bihar para treinar e enviar missionários para esta área necessitada espiritualmente.

Irmão Simon Kujur foi um dos jovens que freqüentaram este centro de treinamento. Em todas as nossas escolas nós encorajamos fortemente nossos estudantes a orar e buscar a face de Deus para saber onde Ele quer que devamos ir quando terminar o treinamento. Enquanto ele estava estudando no centro de treinamento, Simon orava para que Deus o guiasse a um lugar onde ele alcançasse os perdidos e plantasse ao menos uma igreja local. O Senhor colocou um anseio especial por um grupo específico de pessoas no estado; e depois de sua formatura, Simon foi enviado para lá, par servir e alcançar estas almas pelas quais ele tinha clamado.

Agora, três anos depois, ele estabeleceu cinco igrejas! Tudo isto começou com a conversão de uma senhora chamada Manjula. Durante anos Manjula tinha angariado a reputação de mulher santa na sua vila. Muitos aldeões tornaram-se seus seguidores e vinham a ela para a consultar. Eles traziam presentes e sacrificavam a ela, desde quando ela era uma sacerdotisa das deusas Kali e Durga. Ela tinha a fama de fazer milagres, até mesmo causar doenças e morte através de seu poder. Quando Simon chegou àquela área, as pessoas falaram-lhe a respeito de Manjula e a poderosa mulher que ela era, com todos os seus poderes mágicos e essas poderosas deusas ao seu lado. Mas então Simon ouviu que três anos atrás ela caíra doente e agora estava totalmente paralisada do pescoço para baixo. Este jovem irmão percebeu que esta situação fora uma oportunidade criada por Deus para que ele pudesse pregar o Evangelho para ela.

A despeito do perigo para sua própria vida, Simon programou visitar Manjula e contar para ela a respeito do Senhor Jesus Cristo. E foi no seu caminho que aprendeu mais a respeito da história dela. Por semanas, muito pujas, ou orações rituais com sacrifícios, tinham sido efetuados para cura dela. Centenas de seus seguidores obedeceram cuidadosamente suas instruções para pedir às suas deusas favoritas em seu favor, mas nenhuma delas a tinha curado. Reconhecendo que deveria estar sob ataque de espíritos demoníacos mais poderosos do que podia controlar, ela decidiu procurar por poderosos curandeiros feiticeiros para conduzir elaborados rituais para sua cura. Mas novamente, não houve libertação ou esperança.
Achava-se nesse impasse quando Simon veio até a sua localidade. Quando chegou à casa dela, começou a testemunhar do Senhor Jesus Cristo para ela.Ela o ouviu cuidadosamente e falou para ele, “Por três anos tenho tentado de tudo para agradar a estes deuses raivosos. Mas eles não atendem E agora estou confusa e terrivelmente amedrontada.” Simon perguntou a Manjula., “Se Jesus curasse você e a deixasse bem, o que você faria?” Sem hesitação ela replicou, “Se seu Jesus Cristo pode curar-me e me deixar boa, eu O servirei o resto da minha vida.” Simon detalhadamente xplicou a ela a respeito da realidade do amor de Deus, e como Jesus Cristo, o único Salvador, poderia livra-la do pecado e salvá-la da condenação eterna. Deus em Sua graça abriu aos olhos de Manjula para ver a verdade. Ela decidiu chamar a Jesus para perdoar seus pecados e a salvar a sua alma.


Simon ajoelhou-se ao lado dela e orou a Jesus por sua cura. Assim como orava em voz alta, ele também fervorosamente orava em seu coração, “Senhor Jesus, esta pode ser a única oportunidade para ver toda esta aldeia te buscar. Por favor, Senhor, por amor ao Teu Reino, a toque e a cure. Sua Palavra diz que Tu trabalharás comigo, confirmando a Tua Palavra, e que milagres seriam um sinal para este povo crer em Ti”. Quando o Irmão Simon terminou a oração por Manjula, o poder do Espírito Santo e a graça de Deus instantaneamente a tocaram e ela foi liberta e curada imediatamente. Dentro de poucas horas ela estava correndo ao redor, gritando com alegria, “Obrigado, Jesus! Obrigado Jesus!”. Ouvindo a comoção, uma grande multidão juntou-se em frente à casa de Manjula para ver o que estava acontecendo. Lá estava ela, uma mulher que tinha estado paralizada por três anos, agora estava completamente curada. Com lágrima correndo pela sua face, ela estava orando a Jesus e gritando o nome dEle. Manjula tornou-se o primeiro indivíduo naquela vila a crer em Jesus.

Na semana seguinte, mais de 20 pessoas entregaram suas vidas a Cristo e foram batizadas. Manjula abriu sua casa para estes novos crentes virem regularmente e adorar ao Senhor Jesus Cristo. Exatamente como em Atos 19, quando a igreja em Éfeso tinha começado, todas as práticas demoníacas e rituais foram completamente erradicados; e aconteceu um começo totalmente novo para esta aldeia. Simon começou a pregar o Evangelho nas aldeias vizinhas também, e mais pessoas começaram a vir para o Senhor Jesus Cristo.
Ouvindo a respeito destes eventos, nossos líderes do centro de treinamento, perguntaram a Simon se ele poderia visitar missionários nas regiões próximas e ajuda-los a estabelecer igrejas. Simon começou a viajar e agora, como resultado do seu ministério, mais quatro igrejas foram plantadas e várias novas congregações foram abertas. Simon acredita que este é somente o começo e que mais está para acontecer, com milhares desta are a se voltando para o Senhor. A pouco tempo, falei com o líder de Simon e perguntei-lhe, “Qual é o segredo do ministério de Simon Kujur? Qual é o motivo pelo qual o Senhor o usa tão efetivamente?” O líder de Simon, replicou, “Irmão K.P., este caso não é uma exceção. Muitos de nossos irmãos nos campos missionários estão experimentando a mesma coisa. É tempo de colheita.”

Então ele contou-me algumas coisas a respeito da vida de Simon. Quando ele estava estudando na nossa Escola Bíblica, cada manhã ele se levantava mais cedo e passava pelo menos três horas com o Senhor, de joelhos em oração e meditação na Palavra de Deus. Quando Simon se formou e foi para o campo missionário ele não reduziu seu tempo de oração. Ao invés disso, seu tempo gasto em oração aumentou. Simon não fala publicamente a respeito destas coisas, mas mui tranqüila e humildemente continua a pregar o evangelho. Através da vida dele, centenas estão se voltando para Cristo. Hoje, apenas na Índia, apróximadamente 500.000 aldeias permanecem ainda sem um testemunho Cristão. Adicione a ela paízes como Bhutan, Myanmar, Nepal – um subcontinente inteiro – onde milhões e milhões vivem na escuridão, esperando por alguém como Simon para vir e levar a luz do Evangelho.

Romanos 10:13-17 diz que se este múltiplos milhões que estão nas trevas clamarem ao Senhor Jesus, eles serão salvos. Mas como eles poderão chamar por Jesus se eles não crêem nEle? E ainda, como eles crerão em Jesus se ninguém ir contar para eles a respeito dEle? Finalmente a você e a mim é feita esta pergunta: como pode uma pessoa como Simon ir a menos que alguém o tenha enviado? Esta é a questão que devemos responder.

Hoje, Deus está nos chamando para nos tornarmos remetentes, enviadores de missionários que estão esperando para ir para estas aldeias não alcançadas. Nós temos um privilégio dado por Deus para ligar nossas vidas com a vida de irmãos como Simon para ver nossa geração vir a conhecer o Senhor Jesus Cristo. Eu encorajo você a buscar ao Senhor e ver se Ele está pedindo a você para ajudar a sustentar um ou mais destes nativos missionários. Se Ele colocar isto em seu coração, deixe-nos saber de sua decisão. Você receberá a fotografia e o testemunho do missionário pelo qual você está orando e sustentando.

Isto freqüentemente chega a U$ 60 a $120 ao mês para sustentar completamente um missionário nativo, mas com tão pouco quanto $30 ao mês, você pode começar a ajudar a sustentar um destes missionários, o enviando a uma das vilas não alcançadas que está esperando para ouvir as Boas Novas. Através de suas orações e suporte, você pode ajuda-lo efetivamente a comunicar o Evangelho e estabelecer igrejas locais.
Suponha que você é um dos privilegiados por orar e apoiar Simon Kujur enquanto ele serve no Bihar. Algum dia, na eternidade, você estará diante do trono com Simon, a família dele – e os milhares que vieram a conhecer ao Senhor através da sua vida e seu ministério.

Nenhum comentário: