sexta-feira, 6 de abril de 2007

Missões - Amor sem Fronteiras


LUCIANO HÉRBET



Quanto do amor de Cristo há em meu coração? Quanto desse amor que levou o Cordeiro a se entregar por mim (Gn. 3:15)? Quanto desse amor que resultou na kenósis de Jesus (Fp. 2:1-11)? Destarte, acredito que algumas gotas apenas desse inaudito amor em nossas vidas será suficiente para nos mover da letargia e da indiferença espirituais em que nos encontramos; diante da triste e terrível realidade da separação eterna de Cristo e de seu reino, inúmeras pessoas passam por nossas vidas sem ser impactadas pelo evangelho que professamos.


Tenho percebido que se não sofremos por aqueles que estão ao nosso redor, como nossos familiares, amigos e vizinhos não nos preocuparemos com aqueles que estão distantes de nós, os quais não vemos ou conversamos. A Biblia nos revela que o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Rm. 5:5) e que esse divinal amor nos constrange (2 Co.5:14). Esse amor fez com que o Filho se tornasse como um de nós e em nosso lugar suportasse toda a ira divina pelo pecado. Na eternidade com Deus não existirá qualquer forma de sofrimento, mas quando estivermos diante do Senhor em seu tribunal para prestar contas de todas as nossas ações (1 Co. 3:13; 2 Co.5:10), muitos de nós ao contemplar de fato o destino que aguarda aqueles que não receberam a Cristo, se angustiarão profundamente por não ter dedicado totalmente suas vidas em prol da evangelização. Por outro lado, a alegria de encontrar pessoas que foram salvas através da instrumentalidade de nossa própria vida deverá ser algo indescritível.

A Missão da Igreja

A missão da Igreja é revelada primeiramente em Gênesis 12:3 "...e em ti serão benditas todas as famílias da terra". A igreja é a descendência espiritual de Abraão (Rm. 4:16,17), portanto segue-se então a vocação inalienável da igreja (e consequentemente de cada servo individualmente) de cumprir a Grande comissão dada por Cristo: "... é me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém" (Mt. 28: 18-20) e para isso foi nos foi confirmada a grande promessa: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra" (At.1 :8). Como bem proclamou de seu púlpito e em seus livros, o pastor Oswald Smith ensinava que "a tarefa suprema da igreja é a evangelização do mundo".


Obediência e Unção no cumprimento da Grande Comissão

Somos embaixadores de Cristo (2 Co. 2:20). É em Seu nome que estamos indo. Portanto, cada servo deve representar fielmente a Cristo onde vive, em sua própria pátria ou não. Jesus disse: "...assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós" (Jo. 20:21). O discípulo de Jesus é revestido pelo poder celestial; tomado pelo Espírito de Cristo, é então capacitado (ungido) a entregar-se totalmente na realização da obra de seu Mestre. Esse é o verdadeiro sentido da palavra grega marturios (traduzida por testemunha) em Atos 1:8. Somos revestidos das virtudes do Espírito de Deus para nos tornarmos testemunhas fiéis de Seu Filho, a tal ponto de que se preciso for seremos martirizados por causa de Seu nome. Tanto no passado como nos dias atuais, muitos têm perdido a sua própria vida em favor do evangelho de Cristo.


Quando Jesus nos comissionou a pregar o evangelho Ele disse "tanto em ... como... e até aos confins da terra". Tanto aqui como ; e ao mesmo tempo. Não há fronteiras para o evangelho. Missões é alcançar toda a criatura com o evangelho de Jesus. Anunciar a todos os povos, tribos e raças o evangelho das Boas Novas de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Acredito realmente que foi Deus quem deu a visão para algumas agências missionárias de estabelecerem os missionários autóctones, da própria terra. Em algumas situações, como países fechados para missionários, os autóctones são a única maneira eficaz de se levar o evangelho. Obstáculos dificílimos são superados através desses missionários. Contudo, não podemos menosprezar os missionários estrangeiros. Ambos são igualmente importantes. Deve se levar também em consideração que dentro de um mesmo país ou região pode se ter grupos etnicos, culturais e sociais tão distintos que se constituem em diferentes campos missionários. Vale lembrar dos bolsões de miséria que existem em nossas grandes cidades, constituindo grupos específicos de pessoas ("tribos") como os catadores de lixo; grupos etnicos e culturais como colônias de árabes e asiáticos, ciganos, tribos indígenas e outros grupos.


Todo o crente um missionário

Há algum problema ou ignorância espiritual na vida do servo de Cristo que não está envolvido com Missões. Missões é o propósito de Deus para as nossas vidas. Todo o crente deve ser um missionário em plena dedicação. Não existe missionário "aposentado". Pois todos nós devemos estar envolvidos com Missões até o fim de nossas vidas. Há aqueles que vão para outros lugares e há os que sustentam os primeiros, através das orações e financeiramente. Acredito que o nosso investimento (não me reporto apenas a valores financeiros) em missões refletem a situação ou nível espiritual que vivemos.


Compaixão pelas almas

creio ser esse o melhor instrumento para medir o nosso amor pelo Senhor da seara. Viver a Cristo é desejar a Sua glória. É anunciá-lO para todos os povos a fim de que Seu nome seja glorificado. Jesus então pergunta: "a quem enviarei, e quem há de ir por nós?"(Is. 6:8); se você responde positivamente, então o Missionário envia missionários...


Luciano Hérbet O. Lima
Membro da Igreja Bíblica Congregacional em Vitória da Conquista-Ba.
Imagens retiradas dos sites www.gfa.org e www.miaf.org.br










Nenhum comentário: